quinta-feira, 30 de junho de 2011

Convite Missa

Convite Missa

Os familiares de Lucas Evangelista Bezerra convidam parentes e amigos para assistirem juntos a Missa de um ano de seu falecimento que mandarão celebrar neste domingo, 03 de julho, as 16:00h no sítio Independência.
A família agradece antecipadamente a todos que comparecerem a este ato de Fé e Solidariedade Cristã.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pagamento dos funcionários estaduais teve início hoje

Após várias divulgação de ameaças feitas pelo Governo Rosalba de cortar o ponto dos grevistas, felizmente não se concretizou.
O pagamento do Estado começou hoje para todos os servidores.
Hoje, primeiro dia de pagamento, recebem os funcionários com matrículas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5. Amanhã é a vez dos funcionários com matrículas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0

domingo, 26 de junho de 2011

Secretaria Estadual de Tributação anuncia paralisação

Da Gazeta do Oeste
Os servidores da Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET/RN) anunciaram na manhã desta quinta-feira mais uma paralisação. Os grevistas reclamam que os acordos firmados em 2010 não estão sendo cumpridos pelo Governo do Estado.

Ano passado, os técnicos reivindicaram a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria. Na época havia sido feito um acordo para um parcelamento, na tentativa de efetivação do salário reivindicado, no entanto, sem cumprimento por parte do Governo.

De acordo com o comunicado distribuído para a imprensa hoje, os técnicos afirmam que no segundo semestre do ano passado, “sob pressão através de greve, em plena campanha política, foi negociado outro parcelamento (três parcelas)”, mas apenas a primeira foi quitada, em setembro de 2010.

A segunda parcela deveria ter sido paga em março deste ano, mas teve adiamento para maio. No entanto, o Governo do Estado teria alegado que não há previsão de pagamento até o momento.

Arraiá do Grupo de Jovens Caminhando Com Cristo

É hoje, 26 de junho, o II ARRAIÁ FESTEJANDO A VIDA do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo. Após a Missa ao lado da Igreja Matriz.

Teremos 
Apresentações de Quadrilhas, 
Barracas do Amor,
Pescarias, 
Comidas Típicas,
Festival do Cachorro Quente 
e muito mais para você! Não Perca Contamos com Sua Presença!

O Blog http://jovemcaminhandocomcristo.blogspot.com/ estará fazendo toda a Cobertura do Evento.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novo rumo do movimento grevista

Acredito que esta semana a greve dos servidores da educação chega ao fim. Sabemos que muitos destes servidores sobrevivem deste mingualdo salário mensal; agora com a notícia do Governo do Estado que não vão receber este mês por estarem em greve, à grande maioria volta ao trabalho. Desta forma a greve fica enfraquecida e chega ao fim.
Já vi nos blogs da região algumas escolas anunciando que segunda-feira as aulas estão de volta.
Em solidariedade aos colegas que sobrevivem somente deste salário, o SINTE deve incentivar o fim da greve, sabemos que algumas vantagens foram conquistadas, mesmo assim, deve traçar atividades de luta permanente junto ao governo para melhores conquistas.
Outra alternativa é o SINTE mudar o rumo do movimento. Acredito que continuar como estar, o tempo já esgotou e não dar mais para permanecer.
Esta é a minha opinião.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Governo decreta ponto facultativo nesta sexta-feira 24

A Governadora do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo no Estado nesta sexta-feira 24 de junho.
Como já é prática do governo do Rio Grande do Norte  decretar ponto facultativo no dia 29 de junho, este ano a governadora antecipou para o dia 24.  No dia 29 haverá expediente normal para todos os órgãos públicos estaduais.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governo começa a perder na justiça sobre ilegalidade de greve

Segundo o jornal Tribuna do Norte online, O Governo do Estado decidiu cortar o ponto dos servidores que estão em greve. A medida foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22) pelo secretário Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. Segundo ele, cada secretaria que tem servidores em greve terá que verificar o ponto antes de remetê-los à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh).

"Essa é uma decisão meramente administrativa. Vamos apenas cumprir o que determina a Lei. Com isso, os dias não trabalhados serão descontados dos grevistas já no próximo contra-cheque", disse Paulo de Tarso.

De acordo com Paulo de Tarso, atualmente estão em greve os agentes e escrivães da Polícia Civil, os professores, os servidores da Fundação José Augusto, parte dos funcionários do Detran e ainda os servidores da Emater em Natal.
Veja a situação, os professores trabalham 200 dias para fechar um ano letivo, caso o governo deixe de pagar parte destes dias letivos os professores não são também mais obrigados a cumprir os 200 dias.
Neste caso a responsabilidade recai completamente sobre o governo do estado. Ou seria melhor para o governo em um só mês ser obrigado a pagar dois meses aos professores para poder o Estado garantir o tempo de aula necessário que todos os alunos tem direito?
O Governo Rosalba Ciarlini já começa a perder na justiça sobre a ilegalidade da greve dos servidores.
O pleno do Tribunal de Justiça do RN julgou legal a greve dos policiais civis do Estado. Por unanimidade, os desembargadores mantiveram a decisão do desembargador Caio Alencar, desprovendo o recurso do Governo do Estado.
O pedido de ilegalidade partiu do Governo, que, segundo o advogado do Sinpol Diego Melo, também não pode
cortar os pontos dos profissionais, pois a greve é legal.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Sobre o Piso Salarial Nacional dos professores

Ainda tem muita gente, que se diga de passagem, inteligente, que tenta não compreender a justa greve dos trabalhadores em educação neste momento.
Os trabalhadores em educação estão lutando não por um aumento salarial, mas sim para que os governos cumpram uma lei aprovada por unanimidade do Congresso Nacional e sancionada pelo presidente desde o ano de 2008.
Muitos governos que estão hoje no poder ocupavam cargos de deputado ou senador na época e votaram a favor da lei. Como pode explicar de hoje serem contra?
A lei também diz que o Estado ou Município que não estiver em condição de pagar o Piso Salarial Nacional aos professores, podem recorrer a União que receberão o complemento para tal fim.
Agora não é só dizer que não pode pagar o valor aos professores e logo vai receber o complemento financeiro. Tem que provar oficialmente onde estão sendo gastos os recursos destinados a educação.
Penso que os governadores e prefeitos estão com dificuldades é de mostrar esta prova. Depois de confirmado esta dificuldade é que podemos culpar também a União pelo não pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores.

Palheiros recebe de braços abertos o programa "Avançando na Zona Rural"

Uma verdadeira caravana de cidadania visitou a comunidade de Palheiros III neste final de semana, para o lançamento do Programa da Prefeitura de Upanema, Avançando na Zona Rural. Além dos profissionais e voluntários, a comunidade participou em peso das ações realizadas nas áreas da saúde, educação, agricultura, social e obras. O programa também abre espaço para a comunidade solicitar melhorias, proporcionando um canal de diálogo entre comunidade e executivo. A prefeita Maristela Freire considerou o primeiro evento como um sucesso. “Me impressionou a capacidade de organização das secretarias e a participação da comunidade. Para o próximo programa, a expectativa é de que novas ações sejam realizadas. Os interessados em acompanhar a cobertura fotográfica realizada pela Secretaria de Turismo e Comunicação estão a disposição clicando aqui e acessando o blog da Bruninform.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Servidores em greve trarão nova proposta para AL apresentar ao governo nesta terça

Do Diário de Natal
Na nova reunião entre a comissão parlamentar que está intermediando as negociações dos servidores em greve com o governo, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, sugeriu que as categorias tragam suas propostas até a manhã desta terça-feira (21), para que os deputados as apresentem ao governo nesse mesmo dia.
 
Os servidores virão à Assembleia para que suas propostas sejam levadas ao Gabinete Civil no máximo após a sessão plenária desta terça-feira. A intenção dos deputados, em receber uma proposta formal com os pontos acordados, é que até a quarta-feira, véspera do feriado, o governo já tenha emitido uma posição para que os deputados já a repassem aos grevistas.
 
“Nosso intuito é único, de sairmos desse impasse. Levaremos a proposta de cada categoria para negociar e ver até onde o governo pode chegar. A Assembleia está entrando de corpo e alma nesta luta, por isso pedimos um crédito de confiança como já nos foi dado em outras oportunidades”, disse o presidente.
 
A reunião aconteceu no gabinete da Presidência, na tarde desta segunda-feira (20), com representantes da UERN, polícia civil, técnicos da Tributação, professores e servidores do Detran, Emater e Fundação José Augusto. Além de Ricardo Motta, participaram os deputados Fernando Mineiro (PT), Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB), Tomba Farias (PSB), Raimundo Fernandes (PMN) e Larissa Rosado (PSB).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira

Da Agência Brasil
Estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni)  podem se inscrever a partir de hoje (20) no processo seletivo do segundo semestre de 2011. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas bolsas serão ofertadas nesta edição.  Criado em 2004, o programa oferece a alunos de baixa renda bolsas em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral.  É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 24 de junho. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição diferentes.

A  divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 27 de junho. Os aprovados deverão comparecer às insituições de ensino para onde foram selecionados até 6 de julho, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. Haverá ainda mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. O cronograma completo pode ser consultado no site do programa

sábado, 18 de junho de 2011

Governo do RN é destaque na mídia nacional por pagar salário baixo ao professor

Da Tribuna do Norte
Por Anna Ruth Dantas
O Governo do Rio Grande do Norte é mais uma vez destaque na mídia nacional por pagar salário abaixo do piso nacional ao professor. Além do Governo potiguar, Amapá e Santa Catarina também estão nessa mesma situação.
Matéria do portal G1 destaca: “Professores da rede pública estadual estão com braços cruzados em seis estados, em protesto por melhores condições de trabalho. Em três deles – Amapá, Rio Grande do Norte e Santa Catarina -, o salário está abaixo do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação. Levantamento feito pelo G1 com governos e sindicatos mostra que outros 5 estados – Bahia, Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul – também não atingem o valor”.
A lei do piso foi promulgada pelo governo federal em julho de 2008. O valor atual é de R$ 1.187 (válido desde janeiro) para professores com formação de nível médio que trabalham até 40 horas por semana.
A obrigatoriedade do piso foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que o valor se refere a uma remuneração básica, ou seja, não leva em conta acréscimos pagos de formas diversas pelos estados, como gratificações e abonos.

A pressão sobre os governos começa a ficar diferente

A Câmara Municipal de Natal foi ocupada por vários dias por manifestantes que exigiam a abertura de uma CEI para investigar, entre outros, os alugueis de imóveis contratados pela Prefeitura. A situação foi resolvida ontem, quando os vereadores prometeram encaminhar a abertura do processo na próxima sessão do legislativa.
A 12º Dired, situada em Mossoró, está ocupada por estudantes e professores da rede básica de ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Eles pedem o diálogo e a resolução dos problemas urgente que atingem a educação do Rio Grande do Norte para por fim as greves que dominam a categoria neste momento.
O Sinte/RN ameaça mudar os rumos das negociações caso o governo não envie uma proposta positiva até a próxima terça-feira, quando haverá uma nova assembléia em natal para decidir os rumos da greve da educação. Penso que a moda de ocupação de órgãos públicos está pegando e pode ser o próximo passo dos educadores, ocuparem alguma secretaria do governo em Natal.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Não teve jeito

Por motivo da minha conta ter sido cancelada por transmissão de virus, tive que iniciar um novo blog.